sábado, 9 de abril de 2011

Sàrmede


Sàrmede

Tive a honra e o prazer de graças ao céus e a alguns anjos aqui na terra, de poder estudar um pouco nesta escola fantástica que é a escola internacional de ilustração, localizada em Sàrmede (Treviso), Itália. Além disso o mestre que compartilhou informações e nos ensinou lições preciosas foi André Neves, ilustrador brasileiro fantástico! (http://confabulandoimagens.blogspot.com/)



Falando do curso, digo que me foi muito precioso, fui orientada de forma que eu espero nunca esquecer o que vi , o que ouvi, as pessoas com as quais eu compartilhei o espaço físico e criativo. Estudando em Sàrmede eu realizei uma parte do meu grande sonho de ser ilustradora pela infância e recomendo de coração a quem se interessa pelo assunto,que já é ilustrador ou deseja ser, a investir nos cursos que lá são ministrados!


Sobre aspectos específicos da viagem:
Para chegar a Sàrmede ,não é um bicho de sete cabeças (só de três e meia(risos)), tive que pegar trem e um táxi (porque já não havia mais ônibus). Explicando mais detalhadamente: estava em Bologna (na estação central)comprei passagem para Vittorio Veneto.Esse percurso não é direto, tens que fazer troca de trem, normalmente a troca é feita na estação de Veneza Mestre ou Conegliano, é importante lembrar que esses são nomes de estações, não do destino do trem e que se você perder um desses trens você tem outras alternativas de chegar a Sármede.( No meu caso,quando descemos na estação Veneza Mestre, tinhamos pouco tempo para pegar o outro trem (digo tinhamos porque estava na companhia de mais duas ilustradoras)e acabamos por perder, o próximo que saia de lá era em um horário bem mais tarde, então fomos para estação de Treviso (se não me engano) para descermos em Conegliano e esperamos por volta de uma hora e meia para chegar a Vittorio Veneto, mas podíamos também ter pego um táxi direto para Sármede de Conegliano). Dessas duas estações é que se pega o trem para Vittorio Veneto. Quando chegas lá, podes pegar um ônibus para Sàrmede ou um taxi (já tem um taxista por lá que está habituado a levar os alunos e que o pessoal de Sàrmede nos passa o telefone). Por fim como não havia mais ônibus para Sàrmede , solicitamos o táxi e chegamos ao lugar mágico!


Sobre hospedagem, muitas famílias do local recebem os alunos. Eu fiquei na casa da Dona Nádia e do seu Mosé (Famiglia Collodel), duas pessoas lindas que me cuidaram e foram gentis o tempo todo.Não podia ter ficado em lugar melhor, tudo era perfeito e não preciso nem dizer que o lugar é de fato lindo, encantador, mágico. Respiramos ar puro e ilustração o tempo todo!


Esse é o endereço da escola e da amostra internacional de ilustração:
http://www.sarmedemostra.it/